PREFEITURA

SERVIÇOS

CIDADE

REDES SOCIAIS

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
logo_expofesta_2018.png

NEWSLETTER

LogoBrasao_Preto.png

PREFEITURA MUNICIPAL DE BROCHIER

 

Rua Guilherme Hartmann, 260 - Centro - Brochier/RS

Fone: (51) 3697-1212

e-mail: gabinete@brochier.rs.gov.br

“QUE NEM GENTE GRANDE” – Projeto Educação Fiscal – Professor Éber Gustavo Ju

Os alunos do 1º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Jorge Felipe Allebrandt de Batinga Sul, desenvolveram algumas atividades sobre Educação Fiscal em suas aulas.

Primeiramente através de conversar e comentário sobre o vídeo “Que nem gente grande” o assunto foi apresentado para os alunos para que possam estar mais conscientes sobre o tema no decorrer das aulas.

Num segundo momento foi construído e organizado, de forma interdisciplinar, o mercadinho da turma, sendo que ajudaram desde a separação dos produtos por características em comum (higiene/limpeza, bebidas, alimentícios, remédios, etc) até a escolha do nome do mercado.

Num terceiro momento iniciou-se a simulação de situações que ocorrem no dia-a-dia das pessoas dentro da educação fiscal como: fazer as compras, organizar seu dinheiro para a compra e conferir o troco, solicitar nota fiscal e como responsável do estabelecimento, saber preencher uma nota fiscal, somar os valores, conferir dinheiro recebido e devolver troco. Situações simples, mas que para muitas crianças são complexas e difíceis de serem realizadas com autonomia.

Com essas atividades, os alunos ficaram mais familiarizados com o funcionamento desse trabalho no dia-a-dia das pessoas e sabem que é um direito de cada cidadão o recebimento da nota fiscal. Conseguiram perceber o que acontece com esse dinheiro arrecadado pelos impostos e que a população que paga é a mesma que se beneficia quando solicita a nota fiscal.

                                                                        Professor: Éber Gustavo Jung

Vídeo da turma “trabalhando” no “mercadinho” da escola:



#EDUCAÇÃOFISCAL

0 visualização